Arlequina na série animada Batman de 1999 |
Harleen Frances Quinzel, ou Harley Quinn, é uma personagem da DC Comics, criada por Paul Dini e Bruce Timm nos anos 90. A personagem surgiu como companheira do psicótico Coringa, sua origem foi contada da seguinte forma:
Harley era um ótima ginasta e isso lhe rendeu uma bolsa de estudos na universidade, onde se formou como psiquiatra, e depois foi trabalhar no Asilo Arkham, instituição que cuiso dos criminosos com problemas psicologicos, e foi onde Harley conheceu o Coringa e se tornou a palhaça do crime junto com o seu pudinzinho.
A história dessa forma parece ser bem simples, apenas mais uma versão feminina do vilão consagrado do Batman, mas Arlequina é uma personagem muito mais profunda. Primeiro, precisamos analisar o seu par "romântico": O relacionamento entre os dois é abusivo e doente, Harley é codependente do vilão e ele a agride psicológica e fisicamente várias e várias vezes. Harley e Coringa nunca retrataram uma historia de amor. A relação não pode ser romantizada, pois mostra
a forma como muitas mulheres ainda sofrem na mão de seus parceiros.
Mas por que usar o termo o girl power sobre uma personagem que retrata a violência contra a mulher?
Porque a Arlequina consegue dar a volta por cima. A personagem mostra sua força quando, aos poucos, vai se desvencilhando do Coringa, e esse processo ocorre principalmente porque ela recebe ajuda de outra mulher: Hera Venenosa.
Hera Venenosa, outra vilã da DC comics, acolhe Arlequina quando ela foge de seu ex paciente louco e aplica um soro que torna Harley imune a todo tipo de toxina. As duas logo desenvolvem um amizade muito forte, que mais tarde se tornaria inclusive um relacionamento.
A personagem agora, possui a sua própria revista solo, onde podemos conferir suas aventuras sem envolvimento nenhum com o Coringa. No Brasil, o titulo é publicado pela editora Panini.
Essa é a maior lição da personagem. Harley passou pelos abusos mais dolorosos possiveis e foi capaz de se reerguer, graças a sua força e a sororidade de outra mulher. Se provou não só uma personagem com uma grande história, mas também com grande poder lucrativo.
Arlequina e Hera Venenosa na série animada Batman. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário